Alcançar um crescimento sustentável e duradouro é o sonho de todo empreendedor. E para que isso seja possível, entender algumas métricas é fundamental. Uma das métricas mais importantes para o sucesso de muitos negócios é o LTV.
Mais do que saber o quanto o seu cliente gera de faturamento, calculando a métrica de LTV você consegue identificar oportunidades de como aumentar o relacionamento dele com a sua empresa e como fazê-lo investir ainda mais no serviço que você oferece.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com a intenção de te ajudar a entender tudo sobre LTV e como calculá-lo de maneira simples.
O que é LTV?
O LTV ou Lifetime Value, é uma métrica de vendas que mostra quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio enquanto mantém um relacionamento com a sua empresa. Ou seja, o quanto um cliente compra em produtos ou serviços da sua empresa durante todo o período de relacionamento com ela.
A partir desse cálculo, gestores e empreendedores conseguem definir melhores estratégias para aumentar esse faturamento e a retenção desses clientes, seja através de investimentos no relacionamento, nos produtos ou nos benefícios.
Por que calcular o LTV é importante para a sua empresa?
Os motivos para calcular o LTV são vários. Desde conseguir estimar qual o número necessário de clientes para alcançar um determinado patamar de lucratividade até implementar melhorias para que o cliente invista mais dinheiro nos seus produtos.
É por meio dessa métrica, que o seu time poderá tomar decisões importantes para a
empresa, modificando inclusive a maneira de fazer negócios.
Outro ponto relevante do acompanhamento do LTV é a possibilidade de encontrar falhas que podem levar o consumidor a desistir de adquirir o produto ou serviço.
Como calcular o LTV?
Para calcular o LTV do seu negócio, é necessário multiplicar o seu ticket médio, pela média de compras do seu cliente por ano. E esse resultado você multiplica pela média de tempo do relacionamento com os seus clientes.
LTV = (ticket médio x média de compras do cliente por ano) x média de tempo do relacionamento com o cliente.
Vamos a um exemplo prático:
Em uma empresa em que o ticket médio é de 1.000,00, o número de compras no ano é 12 meses e o tempo de contrato é de 2 anos, o LTV seria:
LTV= (1.000 x12) x2
LTV= 12 x2
LTV= 24.000,00
O ticket médio pode ser obtido dividindo o faturamento mensal pela quantidade de vendas do período.
Como aumentar o LTV?
Foque na qualidade do seu produto ou serviço
A qualidade do seu produto ou serviço pode não ser o elemento mais importante da decisão de compra, mas com certeza é um daqueles que podem ser determinantes para fidelizar o seu cliente.
Um produto ou serviço de qualidade e que proporciona uma boa experiência, estimula o cliente a continuar comprando. Caso o contrário, ele deixará a sua marca e vai para um concorrente.
Ofereça uma excelente experiência aos clientes
A experiência do cliente é um fator determinante em relação a quanto ele está disposto a gastar com uma marca e se deseja continuar comprando seus produtos ou serviços.
Por isso, é fundamental pensar em estratégias que garantam a satisfação do consumidor com a empresa e contribuam para uma experiência de excelência.
Invista em estratégias de upsell e cross sell
Estratégias de de upsell e cross sell possibilitam o aumento do ticket médio dos clientes, desde que sejam feitas com assertividade e de fato ofereçam benefícios para o consumidor.
No caso do upsell, por exemplo, o time de vendas deve identificar que o cliente está disposto a pagar um pouco a mais para ter um produto ou serviço melhor.
Já o cross sell tem como objetivo oferecer uma experiência completa, já que o consumidor poderá adquirir produtos complementares àquele que é de seu interesse.
Crie e fortaleça programas de fidelidade
Garantir a fidelização de clientes deve ser um dos principais objetivos das empresas, pois é por meio dela que os clientes escolherão uma marca em detrimento do concorrente sem nem sequer hesitar.
Clientes fiéis voltam a fazer negócios com uma empresa e são mais propensos a gastar mais com ela. Isso proporciona tanto o crescimento do ticket médio quanto o aumento do período de relacionamento com a marca, contribuindo para um maior LTV.
Os melhores programas de fidelidade são aqueles que ajudam a envolver e reter clientes por meio de conexões emocionais entre marca e cliente.
Foque na qualidade do atendimento ao cliente
A qualidade do seu atendimento também é um dos aspectos que pode melhorar e aumentar o seu Lifetime Value. Afinal, um atendimento de excelência e capaz de resolver os problemas dos seus consumidores fará com que eles tenham uma experiência satisfatória e voltem a comprar com você.
Sendo assim, trate o cliente com empatia e ofereça uma solução para ele rapidamente, caso ele tenha algum problema com os seus produtos ou serviços.
O seu atendimento diz muito sobre a sua marca.
Se você não calculava o LTV por não saber a importância dessa métrica, agora que você já sabe, não deve mais deixar isso de lado. O Lifetime Value é essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Através do cálculo desse indicador, é possível garantir a lucratividade não só do presente, mas também do futuro da sua marca.
Ao fazer isso, você conseguirá trabalhar com a estratégia de retenção e fidelização dos seus clientes, otimizando-a sempre que necessário e aumentando o faturamento do seu negócio.